quarta-feira, 18 de abril de 2012

A Cultura Indígena e as tintas naturais

Com a proximidade das comemorações do dia do Índio no dia 19 de abril, apresentamos uma experiência indicada com a professora Rosângela, para todas as turmas de Educação Infantil. Vamos aprender como fazer tintas a partir de ingredientes naturais.


A tinta usada é totalmente natural, sendo a maioria de origem vegetal: anil, carvão, urucum, jenipapo, casca de cebola, pupunha, carvão, açafrão e café e outras de origem mineral, como pedras e terras retiradas de regiões específicas. Alunos nas escolas pintam suas faces e se fantasiam em homenagem a este sábio e maravilhoso povo.






 O processo de produção de tinta artesanal é simples e divertido basta misturar água e cola branca a um ingrediente natural:  do pó de café resulta na cor marrom, do urucum vem a cor laranja, do açafrão a amarela, do carvão a cor preta, da terra a cor marrom.



Você vai precisar de:
- 100 mililitros de cola branca
- 25 gramas de cada um dos pigmentos naturais: açafrão, terra, pó de café e urucum
- 100 mililitros de água
- 4 potes plásticos
- 4 recipientes
- 1 colher
Modo de preparo:
Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum ou outro corante natural retirado dos itens citados:  anil, carvão, jenipapo, casca de cebola, pupunha, carvão, açafrão e café . Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante. Pronto! Com um pincel pinte seu corpo e sua face e brinque com seus amiguinhos de índio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário